Os wearables são dispositivos eletrônicos que podem ser usados como acessórios, como por exemplo, relógios, pulseiras, óculos e roupas inteligentes. Esses dispositivos geralmente possuem sensores que coletam dados biométricos e ambientais, como batimentos cardíacos, temperatura corporal, níveis de atividade e localização geográfica, e podem ser conectados a smartphones ou outros dispositivos móveis para exibir e analisar esses dados.
A tecnologia que está nos wearables é a tendência do momento e claro, já faz parte do estilo de vida de muitas pessoas. Apesar de ser um mercado em expansão, surgiu há pouco anos e tem o objetivo de gerar mais praticidade, dinamismo e até mesmo otimizar desempenhos em várias áreas presentes em nossa rotina.
Neste post, você vai conhecer como estes dispositivos também estão entrando no mundo educacional e algumas formas de incorporá-los na sala de aula.
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Os wearables têm o potencial de serem úteis na educação, pois podem fornecer uma maneira conveniente e acessível de coletar dados sobre o desempenho e o comportamento dos alunos, bem como monitorar sua saúde e bem-estar. Por exemplo, os dispositivos podem ser usados para coletar dados sobre a atividade física dos alunos durante o dia e encorajá-los a se moverem mais. Além disso, os dados coletados por eles podem ajudar a personalizar a experiência de aprendizagem de cada aluno, fornecendo informações sobre suas necessidades, interesses e habilidades.
O uso das novas Tecnologias da Informação e do Conhecimento (TICs), contribui e tem trazido diversos benefícios para a área educacional, como por exemplo a amplitude da relação entre ensino e aprendizagem, a partir de um uso de recursos que estão disponíveis, indo muito mais além da sala de aula convencional.
Desta forma, alguns elementos que eram datados como distrações para os alunos, podem ser capazes de atuar como recursos positivos na sala de aula, possibilitando, otimizar ainda mais a rotina escolar, facilitando a comunicação e ainda a interação entre professores, estudantes e pais.
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Como é possível introduzir os wearables na educação?
Os wearables também podem ser usados para criar experiências de aprendizagem mais interativas e envolventes. Por exemplo, os óculos de realidade virtual podem ser usados para simular experiências do mundo real e permitir que os alunos explorem conceitos complexos em um ambiente seguro e controlado. As pulseiras inteligentes também podem ser usadas para incentivar a participação dos alunos em atividades em sala de aula, recompensando-os com pontos ou outros incentivos.
Para introduzi-los nas salas de aula, é importante envolver os alunos, pais e educadores na discussão e planejamento da implementação dos dispositivos para garantir que sejam usados de maneira eficaz e adequada às necessidades de cada comunidade escolar.
Aqui estão algumas maneiras de introduzir os wearables na educação:
Monitoramento de atividades físicas
Os rastreadores de fitness e smartwatches podem ser usados para monitorar a atividade física dos alunos durante o dia, incentivando-os a se moverem mais e fornecendo dados para professores e treinadores para avaliar o progresso físico dos alunos.
Aprendizagem baseada em jogos
Alguns wearables incluem jogos e atividades que os alunos podem usar para aprender novos conceitos de forma lúdica e divertida. Por exemplo, smartwatches podem ser usados para jogos de matemática ou de vocabulário.
Tradução de idiomas
Os fones de ouvido inteligentes podem ser usados para tradução instantânea, ajudando os alunos a se comunicarem com pessoas de outras culturas e aprender novos idiomas.
Aprendizagem imersiva
Óculos de realidade virtual ou aumentada podem ser usados para fornecer experiências de aprendizagem imersivas e interativas, permitindo que os alunos explorem novos conceitos de uma forma mais envolvente e dinâmica.
Em geral, a introdução de wearables na educação pode ajudar a tornar o aprendizado mais engajador e personalizado, além de fornecer aos educadores e alunos dados mais precisos para avaliar o progresso e melhorar a experiência educacional.