A tecnologia está cada vez mais tomando conta dos meios de comunicação. O uso de computador e celulares é quase indispensável, estar conectado na internet faz parte da nossa rotina e é assim que obtemos mais informações, podemos conversar com pessoas de todo o globo e também encontramos novos meios de aprendizagem e conhecimento.
As metodologias de ensino tradicionais há muito tempo deixaram de atender às demandas da sociedade emergente, sendo assim, destaca-se a importância de uma ressignificação dos espaços de ensino, para que os alunos acompanhem as mudanças do mundo.
Assim, as novas alternativas e metodologias de ensino, impulsionadas pelas Tecnologias de Informação Comunicação (TICS), surgem para facilitar o ensino-aprendizagem do aluno e professor, como uma complementação curricular em sala de aula em todas as modalidades de ensino.
Mas, qual o diferencial deste método além do uso de aparelhos eletrônicos?
Seu principal objetivo é estimular professores e estudantes a vivenciarem experiências que relacionam teoria e prática, não necessariamente com o uso de computador, criando sempre situações didáticas variadas, de forma que exercitem o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a organização do pensamento, a habilidade de identificação e resolução de problemas, identificação de padrões e sequências, criação de algoritmos e formulação de testes para encontrar e solucionar erros, redução do geral para o específico e expansão do específico para o geral.
Trazendo os benefícios das Metodologias Ativas para dentro da sala de aula, outro objetivo é a transformação na forma de conceber o aprendizado, ao proporcionar que o aluno pense de maneira diferente, e resolver problemas conectando ideias que em princípio parecem desconectadas, sendo elas autonomia, aptidão em resolver problemas, colaboração, confiança, protagonismo, senso crítico, aprendizado envolvente, empatia, responsabilidade e participação.
Em suma, incentivar a construção do Pensamento Computacional traz a possibilidade de proporcionar a crianças e jovens o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com as demandas do século XXI.
E na prática, como os educadores executarão esse método?
A evolução da integração das TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) ao currículo vem acontecendo de maneira tímida no Brasil. Apesar de já existirem profissionais formados, ou se especializando na área de ensino de Computação ou Informática educativa em nível de graduação e pós-graduação, nem todas as escolas possuem um profissional dedicado a trabalhar essas temáticas na Educação Básica. Assim, nosso material também foi pensada para despertar no professor, de qualquer área do conhecimento, a percepção de que é capaz de utilizar o Pensamento Computacional na sua prática docente, relacionando-o com situações reais do cotidiano de seus alunos e utilizando a infraestrutura que possui para trabalhar e com alguns poucos equipamentos adicionais de custo menor que um laboratório tradicional de informática.
Ainda possui dúvidas sobre nosso método de ensino?
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