Metodologia 5Es: conheça esse modelo de ensino

Você já ouviu falar da metodologia 5Es adotada pela LEGO® Education? Se não, aqui está uma oportunidade para aprender tudo sobre a origem e a importância de cada etapa.

O modelo de instrução 5Es, criado em 1987 por Rodger W. Bybee, ex-diretor executivo do Biological Sciences Curriculum Study (BSCS), tornou-se ainda mais popular em 2020 devido ao ensino remoto. Essa metodologia continua sendo relevante até hoje, pois utiliza diferentes estratégias de ensino, conecta atividades educacionais e ajuda os professores a desenvolver habilidades e competências essenciais em seus alunos durante as atividades em sala de aula.

Apesar de ter sido criado originalmente para o ensino de Ciências, o modelo de instrução 5Es é aplicável em todas as áreas do conhecimento, pois permite que os professores organizem o processo de aprendizagem de forma significativa para os alunos.

De acordo com o BSCS, os educadores podem utilizar os 5Es em diferentes níveis de planejamento, desde o planejamento de uma única aula até o planejamento semanal, mensal, trimestral ou anual. Essa metodologia incentiva o protagonismo dos alunos em sua jornada de aprendizagem, encorajando-os a criar, explorar, investigar e formular hipóteses de maneira autônoma ou em colaboração com seus colegas e professores.

metodologia 5es

Com todos os benefícios oferecidos pelo modelo de Bybee, não é surpresa que ele tenha servido como referência para a metodologia 5Es adotada pela LEGO® Education. Essa conexão é perfeita com os valores educacionais da empresa, como o STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e a aprendizagem por meio do jogo.

Leia mais: Conheça A Metodologia STEAM: Como Aplicar Em Sala De Aula?

De acordo com o consultor pedagógico Daniel Langemann Bandt, os 5Es complementam a metodologia já conhecida dos 4Cs da LEGO® Education (Conectar, Construir, Contemplar e Continuar). “Os 5Es permitem uma abrangência no que se refere ao processo de aprendizagem. Os 4Cs estão contidos nos 5Es”, explica Bandt.

Ele acrescenta que, de maneira geral, os 5Es permitem que o professor organize suas atividades de forma processual e objetiva. Para ele, uma das principais características dessa metodologia é a ênfase na avaliação como um processo dinâmico e interativo, que ocorre durante toda a atividade proposta.

Segundo Daniel, a avaliação no modelo 5Es tem uma característica particular, pois não é apenas entre professor e aluno, mas também entre aluno e aluno, grupo e aluno, e grupo e grupo. Isso mostra que o modelo 5Es tem como objetivo desenvolver habilidades e competências necessárias para o século XXI, tais como comunicação, argumentação, interação e discussão entre os alunos.

Além disso, esse método pode ser aplicado em qualquer contexto educacional, seja ele presencial, remoto ou híbrido, sendo uma ferramenta versátil que pode ser utilizada em todos os níveis e modelos de ensino. De acordo com Bandt, essa metodologia contribui para que o professor organize suas atividades de forma sequencial e efetiva.

Conheça agora cada uma das etapas dos 5Es:

  1. Engaje (Envolver) – para despertar o interesse do aluno sobre determinado assunto ou conteúdo, de modo que ele se sinta engajado e confiante para participar da aula.

  2. Explore (Explorar) – para desenvolver habilidades de trabalho em equipe, concentração, investigação científica e resolução de problemas. Nessa etapa, o aluno é desafiado a utilizar diferentes recursos, ferramentas e ideias para solucionar uma situação-problema.

  3. Explain (Explicar) – para desenvolver habilidades de comunicação, argumentação, persuasão, oratória e retórica, bem como saber falar em público e lidar com aspectos emocionais como nervosismo, medo e ansiedade. Nessa fase, os alunos podem debater e discutir para solucionar problemas e demonstrar o conhecimento construído nas etapas anteriores.

  4. Elaborate (Elaborar) – para que os alunos possam estruturar o conhecimento adquirido nas etapas anteriores de forma sistemática, considerando tanto a aprendizagem individual quanto os feedbacks, críticas e sugestões de colegas e professores. Essa etapa permite construir um conhecimento mais sólido e aprofundado.

  5. Evaluate (Avaliar) – a avaliação não se limita a dar uma nota final ou medir o conhecimento específico do aluno sobre um assunto. Ao contrário, a avaliação ocorre em todas as etapas anteriores e consiste na percepção de um processo de aprendizagem, avaliando a habilidade do aluno em trabalhar em equipe, lidar com a frustração, receber feedbacks, levantar hipóteses, realizar investigações científicas, comunicar-se e tornar seu conhecimento compreensível. É um processo dinâmico, em que o aluno recebe feedbacks tanto do professor quanto de seus colegas e da turma.

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