É possível aprender com jogos?

É comum ouvirmos adultos reclamando sobre o tempo que as crianças, passam muito tempo jogando vídeo game ou jogando no celular. Seja jogando Candy Crush, Pokemon Go, Clash Royale, Mario Bros ou até mesmo jogos mais antigos, como os jogos de tabuleiro, é provável que todos que já experimentaram esses jogos tenham passado várias horas interagindo com esses dispositivos e se viciado neles.

Os jogos podem ter uma abordagem educacional ou serem puramente para entretenimento, como os mencionados anteriormente. No entanto, é inegável que eles podem ajudar a aprender línguas diferentes, matemática, biologia, geografia, programação, habilidades de contar histórias, bem como desenvolver coordenação motora grossa e fina, raciocínio lógico, habilidades de planejamento e muito mais. O mais surpreendente é que muitas vezes nem percebemos que estamos aprendendo, estamos apenas nos divertindo e passando o tempo.

Com certeza, como profissionais da educação, é natural que desejamos que nossos alunos se envolvam nas aulas da mesma forma que se envolvem quando estão jogando. É possível analisar os jogos sob uma perspectiva educacional e identificar elementos que podem ser aplicados em sala de aula. Por exemplo, os jogos geralmente possuem elementos de feedback imediato, recompensas, objetivos claros e progressão gradual, que podem ser incorporados às atividades de aprendizagem para torná-las mais engajadoras e motivadoras para os alunos. Além disso, jogos também costumam oferecer uma experiência de aprendizagem personalizada, adaptando-se às necessidades e habilidades individuais do jogador, algo que também pode ser aplicado em sala de aula.

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Jogos que apresentam personagens cativantes de filmes e animações podem criar empatia com o público e facilitar o envolvimento das crianças com o jogo e a atividade em questão. Isso acontece porque as crianças se identificam e se conectam emocionalmente com esses personagens, tornando a experiência de jogo mais significativa e atraente para elas.

Oferecer um ambiente em que as crianças possam testar suas hipóteses e repetir desafios várias vezes, como passar de uma fase no jogo, além de trabalhar com pontuação baseada na conclusão e resolução dos desafios, pode ser muito eficaz para manter as crianças motivadas e engajadas na aprendizagem. Lembra-se de como era gratificante receber as estrelinhas da professora na infância, mesmo que fossem simples adesivos sem grande tecnologia envolvida?

A sensação de ganhar essas estrelinhas pode gerar emoções semelhantes às experimentadas ao jogar, mas em uma frequência muito mais rápida e constante. Incorporar elementos dos jogos na sala de aula pode aumentar a motivação e o engajamento dos alunos no aprendizado da disciplina, além de promover um clima colaborativo e harmonioso na sala.

Gamificação e robótica educacional: como elas se relacionam?

A gamificação e a robótica educacional têm se mostrado ferramentas eficazes para aprimorar o ensino e o aprendizado, especialmente em disciplinas que envolvem tecnologia e programação. A gamificação é a aplicação de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos, como a educação. Já a robótica educacional é uma abordagem que utiliza a tecnologia de robôs para ensinar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática de forma prática e lúdica.

Quando se trata de ensinar robótica e programação, a gamificação pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais divertido e engajador. Por exemplo, desafios e recompensas podem ser incorporados em atividades práticas de programação, incentivando os alunos a concluírem tarefas e alcançarem objetivos específicos. Além disso, a gamificação pode ajudar a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.

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A robótica educacional, por sua vez, pode fornecer uma experiência de aprendizagem prática e envolvente, permitindo que os alunos aprendam através da construção e programação de robôs. Além disso, a robótica educacional pode estimular a criatividade, a imaginação e o interesse dos alunos pela ciência e tecnologia.

Em conjunto, a gamificação e a robótica educacional podem proporcionar uma experiência de aprendizado única e transformadora. Os alunos podem se sentir motivados a aprender de forma autônoma e colaborativa, além de desenvolver habilidades importantes para a vida, como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas. Dessa forma, a combinação entre a gamificação e a robótica educacional pode ser uma maneira eficiente.

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