Quem é nascido e criado em um mundo completamente tecnológico, a rotina tradicional da escola pode se tornar algo maçante e desgastante para os alunos. Com isso, o debate acerca da educação 4.0 tem ganhado mais força entre os educadores e instituições de ensino.
Para dar apoio ao processo de aprendizagem das novas gerações, a robótica educacional tem sido uma grande aliada das escolas, não somente para promover habilidades pertinentes à profissão ou mercado de trabalho, mas também como agente de transformação na vida e visão dos alunos. Pensando nisso, separamos 5 razões para incluir o ensino da robótica nas salas de aula de sua escola.
Leia mais: Robótica Educacional: Razões Para Incluí-La Na Rotina Dos Alunos!
1- Desenvolve o raciocínio lógico e crítico
Com a aplicação da robótica em salas de aula, os alunos são capazes de construir robôs, programar códigos e demais soluções que incentivam o estudante a pensar de forma estruturada, desenvolvendo além do raciocínio, mas também a habilidade de solucionar problemas.
Aplicando na prática o que aprendeu na teoria, o aluno consegue por meio da robótica educacional ter estímulo do espírito investigativo, de uma forma que seja possível encontrar soluções para os desafios propostos.
2- Criatividade e trabalho em equipe
Colocar a mão na massa e ser protagonista de suas próprias invenções, é algo fantástico, não é? A robótica estimula a análise e planejamento dos alunos, fazendo com que executem as suas ideias de maneira prática. É excelente para os alunos, uma vez que eles aprendem a trabalhar em equipe, compartilhando informações, testando, dialogando e buscando novas maneiras de resolver as dificuldades que se encontram durante o percurso, o trabalho em equipe, vira uma consequência e acontece de um jeito natural.
3- Aliada da teoria e prática
A robótica é capaz de encorajar a participação dos alunos, no processo de construção de novas máquinas, robôs, transformando-os de consumidores da tecnologia, levando a serem construtores de seus próprios mecanismos. O processo auxilia na formação de estudantes mais questionadores e que entendem a tecnologia como um agente de mudança. Até porque essa é a missão da robótica educacional: levar aos alunos a oportunidade de compreender o funcionamento e como se aplica a tecnologia no mundo real.
Os alunos que já cresceram em uma realidade digital e estão imersos em um mundo com muitos produtos que vieram com o objetivo de facilitar o cotidiano das pessoas. Embora conheçam e estejam cercados pela tecnologia, raramente param para pensar de que forma esses dispositivos funcionam. Sendo assim, enquanto criam, constroem e programam suas invenções, eles têm a oportunidade de questionar os mecanismos de muitas máquinas de seu cotidiano.
Leia também: Norma Que Exige Computação No Ensino Básico É Aprovada
4- Melhora no desempenho escolar
Com a capacidade de entender melhor os conteúdos aplicados em sala, já que os projetos aliam a prática e teoria, os alunos encontram soluções para as barreiras encontradas em seu projeto, com isso eles passam a ter melhores desempenhos na sala de aula, aumentando a sua participação durante as atividades da escola como um todo.
5 – Mais familiaridade com o mercado de trabalho
É claro que nem todo aluno de robótica vai trabalhar com robôs, mas as habilidades que são desenvolvidas durante o processo da aprendizagem da aplicação não ficará somente na sala de aula, mas também o acompanhará por toda a sua vida. Serão profissionais que se adaptarão rapidamente, terão a solução de problemas na palma da mão, além de não encontrarem problemas em saber se comunicar e trabalhar em conjunto.
Neste artigo você viu que a robótica educacional tem o objetivo de ajudar a aumentar a compreensão dos conteúdos aplicados em sala de aula, contribuindo e incentivando o desenvolvimento de novas habilidades para os alunos, construindo aulas engajadas e inovadoras para a nova geração.
Conheça a Edubot e como levar a robótica às salas de aula de sua escola.