Tecnologia
Sabemos que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano em diversas esferas e claro, muitas espécies de robôs estão ocupando cada vez mais espaços em nossas vidas, seja como forma de inteligência artificial com o objetivo de contribuir em nosso dia a dia ou ainda soluções palpáveis para problemas.
Pensando nisso, homem e máquina já possuem uma relação, mas com a intensificação disso, a robótica tem se tornado uma forte tendência, principalmente no ambiente escolar.
Robótica
A robótica traz com ela inúmeros benefícios para o aprendizado dos estudantes, como a melhora do raciocínio e da criatividade. Além de claro, ser capaz de prepará-los para o futuro, lidando com a tecnologia de forma positiva e muito mais produtiva.
Entenda melhor, por que a robótica é tão importante agente educacional na leitura deste artigo.
Engana-se quem acha que a robótica é algo extremamente complexo, assim como sugerem os filmes de ficção científica. Pelo contrário, está muito mais próximo da nossa realidade do que podemos imaginar, está presente nas indústrias e também em nosso cotidiano, quando por exemplo, interagimos em um bate papo com um robô em um autoatendimento.
As escolas têm percebido que a robótica é uma ferramenta pedagógica muito poderosa. Afinal, levá-la para dentro das salas de aula é um grande incentivo educacional para os alunos.
Além de atrair a atenção e o interesse dos estudantes a respeito da tecnologia, a robótica funciona como uma ferramenta educativa, haja vista que se destaca o desenvolvimento cognitivo dos alunos, fazendo também com que eles possam aplicar o conhecimento visto em sala de aula em seu dia a dia fora da escola.
Leia mais: Você Já Parou Pra Pensar Que As Crianças De Hoje “Nascem Sabendo” Sobre ELETRÔNICA?
Quais os benefícios de aplicar a robótica nas salas de aula?
As atividades de robótica contribuem com os alunos, estimulando o senso de equipe, espírito de integração entre os colegas, desenvolvimento pessoal e interpessoal, pois há uma intensa troca de experiências e compartilhamento de ideias que agem em conjunto.
Outro grande benefício é o desenvolvimento de raciocínio lógico, haja vista que os alunos presenciam problemas, independente se é na concepção da ideia, montagem ou na programação do robô. Com este contexto há uma busca intensa por estimular o cognitivo e pensamento crítico.
Conciliar a teoria com a prática, torna o ensino da robótica um método pedagógico divertido, justamente por ser uma maneira bem dinâmica e lúdica de aprendizado. É o momento em que os alunos vão colocar a mão na massa, podendo criar e aplicar os conhecimentos de maneira prazerosa.
Enfim, vale destacar ainda que a robótica ajuda a desenvolver uma série de habilidades, além do que já citamos neste artigo, mas também o senso de organização, criatividade aflorada e concentração. Tudo contribui de maneira com que os estudantes possam se organizar melhor, explorarem a criatividade de forma produtiva, possuindo autonomia e autoridade de suas ideias e projetos.
Qual sua avaliação sobre o ensino da robótica no ambiente escolar? Se ficou interessado em saber um pouco mais como funciona, conheça o nosso método de ensino que é referência em todo o país.
Conheça a Edubot!