Vemos, diariamente, bebês com pouco mais de 1 ano mexendo no controle remoto da televisão e sabendo qual é o botão para ligá-la. Ou mesmo, mexendo no smartphone dos adultos e abrindo aplicativos sem qualquer dificuldade. No entanto, quando chegam perto de tomadas elétricas, precisamos afastá-los imediatamente, pois, eles não entendem o porquê não podem mexer ali.
E a pergunta que não quer calar é… Como explicar para o seu filho que um smartphone não irá machucá-lo, mesmo com toda aquela luz, mas, que 2 furinhos na parede são perigosíssimos e ele não pode encostar lá? Afinal, uma tomada não acende quando você chega perto, nem tem senha ou figura de desbloqueio! 🧠💬
E é por esse motivo que proporcionar às crianças o aprendizado prático sobre eletrônica e eletricidade desde cedo, possibilita a elas compreender que já não é mais possível viver em um mundo sem equipamentos eletrônicos e, muito menos, sem energia elétrica. Um não caminha sem o outro e nós, afinal, dependemos de ambos pra tudo.
Talvez, a maior invenção da humanidade tenha sido a capacidade de gerar, transmitir e distribuir a energia elétrica, pois, com isso, todas as outras áreas sofreram drásticos avanços tecnológicos. Com o progresso das áreas relacionadas a energia surgiu a eletrônica, que a cada período fica melhor, mais confiável e menor. O universo da eletroeletrônica é tão vasto e evolui tão rapidamente que, neste exato instante, alguma nova tecnologia pode estar sendo inventada, tornando um equipamento seu já “defasado”.
Quando esses temas são introduzidos na educação desde os níveis mais básicos, as crianças crescem entendendo melhor de que forma eles surgiram, como se desenvolveram e, também, como funcionam, possibilitando um maior conhecimento sobre tudo aquilo que as cerca, além de desenvolverem o pensamento crítico sobre essas tecnologias desde pequenos.
A Edubot tem a solução completa para a introdução e ensino prático desses conhecimentos, voltada para alunos do ensino fundamental! 🤖📚