Como inovar as práticas pedagógicas sem perder a essência do ensino

O tempo todo surgem novidades e no setor da educação não é diferente. Aliás, é mais do que necessário que as instituições de ensino estejam cada vez mais alinhadas aos interesses voltados às novas gerações de alunos, que em contrapartida, está cada vez mais tecnológica e conectada aos ambientes digitais.

Isso significa que precisamos estar ligados e atentos em transformar a escola também em um ambiente inclusivo, tecnológico, voltado tanto para professores, mas claro, também aos alunos. O que leva em consideração uma mudança seja ela estrutural e de mentalidade, baseando-se nos avanços que notamos diariamente. Além de fazer a escola um ambiente preparado, também utilizará destes métodos para aproximar cada vez mais os alunos. 

Leia mais: Escola Do Futuro: Tendências Para Iniciar A Inovação!

Para que seja possível promover com afinco a transformação de práticas pedagógicas dentro da sua escola, ressaltamos aqui que não significa que se deve sair comprando várias ferramentas digitais para compor a rotina, vai além disso, por isso, traçamos alguns fatores que são relevantes para iniciar uma mudança.

 

As pessoas

Obviamente são e devem ser sempre o primeiro aspecto a levar em consideração, uma vez que são o centro de todas as estratégias que possam ser colocadas em prática. 

As novas práticas são direcionadas para elas, seja neste caso em um primeiro momento aos professores e na sequência a aplicação com os alunos.

 

Processos internos

Como já dissemos, implementar novas tecnologias, não quer dizer comprar um monte de coisa e pronto, é uma nova visão, são novas estratégias e isso impacta diretamente os processos internos de uma instituição de ensino. Por isso, recomendamos utilizá-los para se readequarem a uma nova realidade, se tornando cada vez mais dinâmica, inovadora e interativa. Seja com o corpo docente ou com os alunos. 

 

Tecnologia

A tecnologia é nossa força motriz para concretizar essa transformação, afinal, é através dela que muitas coisas boas têm acontecido, principalmente na educação. As inovações tecnológicas possibilitam automatizar processos, tomar decisões baseadas em dados, resolver demandas com cada vez mais facilidade. 

Ao implementar a transformação das práticas pedagógicas, o ambiente de ensino passa a inovar e oferece uma proposta valorosa ao mercado e é um diferencial competitivo mediante tanta transformação.

Potencialize entregas que você já oferece ao público da sua escola, como por exemplo, usar a inovação para reforçar e destacar as principais características da sua escola. 

Leia também:Qual O Impacto Pedagógico Em Inserir A Robótica Nas Escolas?

As novas gerações já nasceram conectadas e elas não se sentem atraídas em uma aula totalmente expositiva e explicativa. As aplicações tecnológicas aqui vão potencializar e muito o trabalho do professor. Afinal, é uma maneira de fazer com que os alunos sintam-se engajados, tanto dentro do ambiente de sala de aula, quanto fora dela. 

Como consequência, alunos engajados tendem a alcançar resultados muito maiores e significativos durante o processo de aprendizagem. 

Agora que você já acompanhou como introduzir a inovação em sua instituição de ensino, não perca mais tempo, coloque as ideias que trouxemos aqui em prática.

Insira o ensino da robótica na sua escola e motive e engaje os alunos da sua escola, clicando aqui. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes
plugins premium WordPress