A tecnologia não é mais uma novidade em nosso dia a dia. Hoje, é natural mantermos contato o tempo todo, seja por meio de nossos smartphones, computadores, TVs, ou até mesmo inteligências artificiais que estão conectadas aos aparelhos domésticos. O que era improvável ter acontecido em um passado não muito distante, vivenciamos naturalmente hoje.
Na escola, esta realidade não é exceção. O ambiente escolar é uma extensão da vida das crianças e jovens e como tal precisa estar em sintonia com a sua realidade. Atualmente, vivemos a era da Educação 5.0 em que as mudanças nos métodos de trabalho de conteúdo introduziram dinâmicas de trabalho mais ativas, colaborativas e desafiadoras, para que os alunos tenham uma formação mais sólida e contribuam para a sociedade.
Por isso, é importante que a escola esteja preparada para ser um ambiente que prepare os alunos de acordo com as realidades atuais, utilizando a tecnologia como aliada para transformá-los em cidadãos que promovam mudanças positivas na sociedade e estejam preparados para os desafios atuais e futuros, independente do lado pessoal ou profissional.
Leia mais: De Que Maneira É Possível Ter Uma Relação Saudável Com A Tecnologia?
Quais vantagens os alunos têm em aprender tecnologia?
É muito provável que você já tenha ouvido o termo “nativo digital“, que define alguém que nasceu na era da tecnologia, por isso é fácil lidar com a tecnologia e sabe conviver com ela. A grande maioria, senão todos, os alunos que frequentam a escola são nativos digitais, portanto, há uma necessidade crescente de implementar a tecnologia em ambientes educacionais para reter e atrair novos alunos.
Além de aproximar os alunos da realidade, a tecnologia traz diversas vantagens para o ambiente escolar:
- Motivar os alunos enquanto aprendem e trazer inovação para o trabalho dos professores.
- Promover atividades conjuntas aumentar o pensamento crítico e a criatividade;
- Aumentar o interesse dos alunos em diferentes áreas temáticas através da entrega de conteúdo mais dinâmico e envolvente.
- Despertar curiosidade Reduzir a evasão escolar;
- Apresentar informações para que os professores possam acompanhar cada aluno mais de perto e ajudá-los da melhor maneira possível.
- O professor desenvolve o papel do aluno enquanto age como um intermediário no processo de aprendizagem.
Além disso, a tecnologia suporta a metodologia de aula invertida. É uma mudança da educação tradicional em que o conteúdo introdutório é ensinado fora da escola e as atividades normalmente feitas em casa são feitas em sala de aula.
Dessa forma, o aluno deixa de ser apenas um ouvinte e passa a ter um papel ativo na jornada de aprendizagem, enquanto o professor estimula a discussão sobre o tema proposto e atua como facilitador.
Confira:5 Razões Para Incluir A Robótica Educacional Em Sua Escola
Implemente a tecnologia na escola
Já se sabe que a tecnologia torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e, consequentemente, envolve os alunos no conteúdo proposto. Por isso, a probabilidade de sua escola ser selecionada para estudar aumenta quando os pais e/ou responsáveis percebem que a instituição está investindo em tecnologia educacional.
Acontece que a tecnologia da sua escola é um grande diferencial no mercado e diferencia sua instituição das demais, atraindo novos clientes em potencial e retendo alunos que já fazem parte da escola.
Sendo assim, a tecnologia possui um efeito direto no desempenho da escola, tanto na formação dos alunos quanto na esfera financeira. Por isso, é de extrema importância que o gestor esteja atento às inovações tecnológicas e conte com parceiros que possam trazer as melhores soluções educacionais para que a escola se torne referência.