O ensino da robótica presente nas escolas, contribui significativamente com o engajamento dos alunos, como consequência as instituições de ensino que possuem a prática em sua grade curricular, sem a sombra de dúvidas está muito à frente dos concorrentes.
Há alguns anos assistimos os Jetsons, desenho que vislumbrava um mundo futurista com a presença de robôs em grande parte da nossa rotina diária. O que podemos levar em consideração é que em nosso tempo, isso não passa tão despercebido, uma vez que em nossas casas possuímos uma Alexa, aspiradores de pó autônomos ou ainda carros que são capazes de dirigir sozinhos.
A robótica é um campo em expansão e combiná-la com múltiplas disciplinas que possuem relação com tecnologia, engenharia, arte e matemática, a robótica educacional estimula muito o trabalho em equipe e também a cultura maker, sem contar o quanto exercita a autoconfiança dos alunos.
Leia mais: Cultura Maker: A Importância Dela Dentro Do Ambiente Escolar
Com a inserção das aulas de robótica, os alunos conseguem descobrir habilidades que muitas vezes não conhecem ou podem passar despercebidas. Além de aprender a importância do trabalho em equipe, também aprendem a aceitar erros e como lidar com eles até solucioná-los.
A robótica educacional é uma maneira de estimular a liderança nos alunos e faz com que eles se sintam cada vez mais importantes para expressar as suas ideias dentro de seus projetos.
Sem a sombra de dúvidas é uma maneira lúdica de engajar o aluno, principalmente naquelas disciplinas em que haveria mais dispersão ou falta de atenção, por acharem o conteúdo complicado ou chato. A robótica diverte, entretem e faz com que os alunos que estão imersos na técnica, explorem mais ainda o mundo da tecnologia e a criatividade através das aulas interativas.
Leia também: Robótica Educacional: Razões Para Incluí-la Na Rotina Dos Alunos!
A robótica educacional tem muito a ensinar. Inicie um projeto de robótica em sua escola com a equipe da Edubot. Clique aqui e conheça um pouco mais.