5 benefícios que a atividade em grupo proporciona às crianças.

Durante a infância, as crianças começam a construir valores que levarão durante toda a vida. Nesta fase tão importante, os pequenos começam a realizar algumas atividades que farão parte do seu dia a dia, tanto no cotidiano enquanto crianças, como depois de adultos. Uma das que se destaca é o trabalho em grupo.

O trabalho em grupo é uma atividade que é extremamente importante para os pequenos, afinal, são nelas que são desenvolvidas habilidades, competências e valores destacáveis para se viver em sociedade.

Leia mais: De Que Maneira A Cultura Maker Contribui Para As Habilidades Socioemocionais?

Desta maneira, as atividades em grupo na escola, é uma excelente maneira para desenvolver a consciência social e ainda explorar outros conceitos, práticas, valores, como por exemplo, respeito, divisão de tarefas e trabalho em equipe. 

É neste momento em que a criança começa a ter a oportunidade de aprender conteúdos que são ofertados pela escola, aqui, de uma forma mais descontraída, leve e ainda com práticas que possuem troca de experiências entre os colegas e opiniões diferentes.

A prática em coletivo, possibilita com que o aluno possua um contato diferenciado com o conhecimento, pois ele consegue trocar vivências com os colegas, com experiências diferentes .

Neste artigo trouxemos 5 benefícios que a atividade em grupo proporciona às crianças. 

1- Tolerância

Os trabalhos desenvolvidos em grupo podem gerar alguns conflitos e divergências, justamente pelos integrantes possuírem opiniões diferentes. Porém, é neste momento que as crianças começam a aprender a desenvolver a tolerância. Os pequenos aprenderão a valorizar o colega, mas também a expor a sua opinião sem qualquer discussão ou ofensa. 

2- Melhora a socialização 

Atividades em grupo são excelentes estratégias que visam estimular a integração social. O professor aqui, terá um papel fundamental, pois vai aproximar colegas de turma que muitas vezes não interagem, resultando em novas trocas de experiências, sabedores, pensamento.
O aluno, desta forma, passa a interagir melhor em sociedade e terá melhor impacto na sua formação de futuros cidadãos de bem.

3-Supera a timidez

É uma estratégia que beneficia e muito as crianças no quesito socialização e fazer amizades. Elas poderão melhorar a sua autoconfiança e também a segurança para interagir com as pessoas de forma espontânea.

4- Estimula a liderança

Ao fazer a atividade escolar em grupo, em algum momento, a criança terá na maioria das vezes de tomar decisões, argumentar. Nisso, situações como esta dão vez de forma natural ao desenvolvimento da liderança nos pequenos.

Veja bem, para aquele aluno que é um líder nato, o trabalho e atividades em grupo são uma excelente oportunidade para melhorar esse dom.

5- Atenção

Além de poder expressar seus pensamentos, ideias junto com a equipe, a criança também pode desenvolver a habilidade da escuta. Afinal, é muito necessário além de atuar, também ouvir e compreender o que os demais colegas estão falando. 

O trabalho em grupo é de extrema importância para o desenvolvimento de competências e valores na infância e é com eles que serão moldados adultos ativos para o futuro.

Leia também: 3 Exemplos De Gamificação Para Transformar A Sala De Aula Em 2023

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes
plugins premium WordPress