A relevância da aprendizagem informal e sua relação com a robótica

Você já encontrou alguém que não tem interesse em aprender?

De acordo com alguns autores da psicologia, os seres humanos possuem uma motivação intrínseca para aprender.

A palavra “aprender” pode ter diferentes significados. Para muitas pessoas, ela remete à escola, mas infelizmente, para alguns, a escola não é um lugar prazeroso. Mas será que tudo o que precisamos aprender está na escola? Será que apenas a escola nos ensina? Existem outras formas de aprendizagem além daquela que é aplicada na escola?

Primeiro, vamos definir um pouco melhor o que é aprendizagem.

A aprendizagem é um processo que nos permite dar significado às nossas experiências de vida e nos orienta em ações futuras. Aprender algo nos transforma e essa transformação nos permite perceber e interagir com o mundo de uma maneira diferente do que antes. Sob uma perspectiva cognitiva, a aprendizagem é um processo de reestruturação de percepções e conceitos, no qual articulamos o novo e o que já é conhecido. Em vários momentos, aprendemos por meio de um modelo ou exemplo, inconscientemente imitando alguns comportamentos por meio da observação.

Levando isso em consideração, vamos voltar à minha pergunta anterior: será que só aprendemos na escola? A resposta é não!

Na escola e em espaços similares, temos um tipo de aprendizagem que é formal. Esse tipo de aprendizagem geralmente envolve um currículo, uma estrutura e uma ordem a ser seguida com conteúdos previamente definidos. Quando concluídos, recebemos um certificado ou algum símbolo para marcar o término do processo.

 

aprendizagem informal

Por outro lado, a aprendizagem informal é tudo o que não é aprendizagem formal. É o tipo de aprendizagem que ocorre naturalmente na vida, em diversos locais e situações, como jogando um videogame ou observando alguém cozinhar. Normalmente, essas atividades não têm a intenção, nem o objetivo de gerar aprendizagem e, na maioria das vezes, não percebemos que estamos desenvolvendo conhecimento, habilidades e aptidões quando realizamos essas atividades. No entanto, como mencionei anteriormente, estamos aprendendo o tempo todo.

Foi por meio da aprendizagem informal que aprendemos a falar nossa língua, como aprendemos a ser quem somos e a nossa cultura. Toda experiência que agregamos se torna repertório para a construção de nosso aprendizado e futura vivência. Quanto mais expostos a diferentes ambientes, situações e vivências, mais aprendemos.

E na escola, não há aprendizagem informal?

Ela pode acontecer na escola também, mas geralmente não é o objetivo do espaço. A aprendizagem informal ocorre por meio das relações entre as pessoas e os ambientes, e não com os conteúdos que estão sendo ensinados.

E olha como é incrível: estamos vivendo em uma era em que temos acesso à internet! Estar conectado nos permite participar de uma rede que une pessoas de diferentes locais, culturas e vivências com apenas alguns cliques no teclado e no mouse. Hoje podemos nos juntar, comunicar e aprender praticamente qualquer coisa na internet.

E como a robótica educacional atua nessa aprendizagem informal?

A robótica educacional pode ser uma ferramenta valiosa para a aprendizagem informal, pois pode proporcionar experiências práticas e interativas que incentivam a exploração e a descoberta. Os robôs educacionais são projetados para permitir que os alunos aprendam sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) de uma forma lúdica e desafiadora.

Leia mais: Conheça A Metodologia STEAM: Como Aplicar Em Sala De Aula?

Ao utilizar robôs educacionais, os alunos podem experimentar diferentes formas de programação e engenharia, o que lhes permite explorar e criar suas próprias soluções para problemas do mundo real. Essa abordagem de “aprender fazendo” permite que os alunos experimentem o processo de solução de problemas de forma prática e divertida, além de desenvolver habilidades importantes, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e criatividade.

A robótica educacional também pode ajudar a tornar a aprendizagem formal na escola mais atraente e significativa, tornando os conceitos teóricos mais concretos e acessíveis para os alunos. Ao utilizar robôs educacionais em projetos escolares, os alunos podem aplicar o que aprenderam em sala de aula de forma prática e visualizar o resultado de suas ações.

Em resumo, a robótica educacional pode ser uma poderosa ferramenta para a aprendizagem informal, permitindo que os alunos experimentem, criem e descubram de uma forma lúdica e desafiadora. Além disso, pode tornar a aprendizagem formal mais atraente e significativa, tornando os conceitos teóricos mais concretos e acessíveis para os alunos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
plugins premium WordPress