O pensamento computacional pode ser definido como uma habilidade para resolver problemas e desafios de forma eficiente, assim como um computador o faria. Essa resolução pode ou não envolver equipamentos tecnológicos, mas a sua base é a exploração de forma criativa e estratégica dos domínios computacionais.
Usar o pensamento computacional é reconhecer um desafio ou problema, refletir sobre ele, separá-lo em partes, resolver cada uma dessas partes da maneira mais lógica e assertiva, para daí sim chegar a um resultado final.
Dessa forma, ele se baseia em 4 pilares:
1️⃣ Abstração: ler e identificar os pontos importantes na situação-problema
2️⃣ Decomposição: decompor o problema em problemas menores
3️⃣ Reconhecimento de padrão: usar soluções conhecidas para resolver o problema
4️⃣ Algoritmo: passo-a-passo para resolver o problema
Para além de ser usado em situações cotidianas, o pensamento computacional é muito importante na escola, pois, é por meio dele que os alunos aprendem a pensar de forma crítica e passam a revisar o que produzem, notando padrões e chegando a conclusões de maneira lógica. No entanto, essa habilidade não está necessariamente ligada à programação e sim a princípios que auxiliam a resolver problemas.
Mas, e como desenvolver o pensamento computacional na escola? 🤖🧠💬
É possível inseri-lo com o ensino da Robótica, onde o aluno desenvolverá habilidades essenciais como raciocínio lógico, resolução de problemas, trabalho em equipe, empreendedorismo e criatividade, além de permitir que eles adquiram conhecimentos mais técnicos voltados aos fundamentos da computação. Assim, a escola formará alunos que saberão modelar e resolver problemas de determinada área, de maneira rápida e eficaz.
Portanto, promover o desenvolvimento do pensamento computacional, além de essencial para que o aluno esteja preparado para lidar com a demandas de um novo mundo, é um grande diferencial para a escola.