Por que manter as crianças na escola mesmo à distância?

O novo Coronavírus, mais conhecido como Covid-19, se espalhou pelo mundo no primeiro trimestre de 2020 e até hoje afeta pessoas do mundo todo. 

Após um ano desde o início da pandemia, o mundo já não é mais o mesmo. Apesar da frase ser clichê, é a nossa realidade. Por conta da quarentena e do isolamento social, as pessoas tiveram de se adaptar para levar suas vidas adianta mesmo tendo que ficar em casa. 

Muitas dificuldades foram encontradas no caminho, e sem saber quando a pandemia do Covid-19 irá finalmente ter fim, a vida tem que continuar, principalmente se tratando da educação.

Em Maio de 2020, foi decretado o “lockdown”, traduzido para o português, confinamento, onde todos os comércios seriam fechados, mantendo apenas os essenciais (mercados, restaurantes, farmácias, hospitais, serviços públicos de água, luz, entre outros). As escolas foram afetadas e tiveram de ser fechadas por tempo indeterminado, e até hoje as aulas continuam virtualmente.

Muitos pais acabaram tirando seus filhos das escolas por diversos motivos, principalmente crianças da pré-escola, por conta da dificuldade no aprendizado, que para crianças menores preza-se principalmente pela socialização e não apenas conteúdo; falta de descontos; insatisfação nos métodos de ensino adaptados pela escola; entre outros. [1]

E agora, nesse ano de 2021, muitos pais ainda continuam se perguntando: por que manter as crianças na escola mesmo à distância?

Interação: A socialização é importante para todas as faixas etárias, se comunicar, interagir com os colegas e professores é uma maneira de acostumar o aluno a se inserir na sociedade e criar vínculos. Nas aulas presenciais, esse tipo de interação é mais fácil, porém as escolas vêm se reinventando para que possam dar continuidade em seus objetivos para as necessidades de cada faixa etária por meio do online.

Aprendizado profissional: mesmo com os filhos estando em casa, os pais não têm dever de serem pedagogos. Os professores possuem suas formações e conhecimento nos assuntos acadêmicos, mesmo pelo método online, eles planejam as aulas com explicações que dariam no presencial, e estão disponíveis para sanar as dúvidas dos alunos em tempo real. 

Lembrando que, num momento tão caótico como o que estamos vivendo, é compreensível que para as crianças a adaptação pelo estudo online tem suas dificuldades, assim, os pais podem auxiliar nos deveres de casa, acompanhando algumas aulas caso seja viável, para que possam ajudar o aluno e a escola a se desenvolverem com mais precisão.

Emocional: O afastamento social fez com que todos experimentassem o sentimento de saudade, tristeza, reflexão, entre outros. Estar longe dos amigos, familiares, não poder sair e ter momentos de lazer com pessoas que costumavam estar no nosso dia a dia, ou nos piores casos, perder alguém que tanta amava. A escola, mais do que nunca, possui a missão de trabalhar com seus alunos o controle das emoções. Como lidar com a saudade, o sentimento de perda, como passar por esse período em casa com mais tranquilidade emocional. 

A escola observa como a criança lida com todas as experiências vividas, analisa e interpreta com a família para que juntas, compreendam a criança e criem estratégias específicas para potencializar sua maneira de aprender.” [2]

A escola faz seu papel, junto dos professores, que também possuem suas dificuldades no planejamento e construção das aulas, tendo de possuir materiais específicos para uma melhor qualidade de suas aulas. Além das frustrações de não poder acompanhar os alunos em tempo real, e saber com mais precisão como anda seu desempenho, observar seu comportamento, os professores se esforçam para que possam tornar as aulas, nesse tempo tão difícil, um pouco mais fácil para seus alunos.

“Existe a dificuldade em aprender a utilizar novas ferramentas e o fato de muita coisa ser cobrada, em um curto período de tempo. Sobre as novas tecnologias utilizadas, por exemplo, eu posso citar o fato de que muitas pessoas têm facilidade em falar com multidões, mas falar para uma câmera é algo totalmente diferente e desafiador”. [3]

Apesar das dificuldades, não pretendemos parar. Dificuldades sempre irão existir quando é necessário se adaptar a algo novo, mas, juntos, podemos nos aliar para construir um sistema educativo cada vez melhor para as crianças. 

 Nós pensamos no futuro, e você?

[1] https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/pandemia-leva-pais-a-tirarem-filhos-de-escolas-de-ensino-infantil-e-poe-setor-em-risco.shtml

[2] https://www.divino.com.br/blog/educacao-infantil/por-que-manter-a-crianca-da-educacao-infantil-na-escola-mesmo-a-distancia-2020-08-27#:~:text=Manter%20a%20crian%C3%A7a%20na%20escola,com%20as%20situa%C3%A7%C3%B5es%20que%20surgem.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
plugins premium WordPress